top of page

Conheça o Jardim Vertical Hidropônico

Atualizado: 12 de set. de 2023

Já imaginou um jardim na parede da sua sala? Ou do seu escritório?


Jardinagem, manutenção de jardim, projeto paisagístico

Os jardins verticais são belas estruturas que possibilitam o contato com a natureza mesmo que nas grandes cidades, transformando paredes vazias em algo visualmente agradável, atrativas e criativamente estimulantes.


Um jardim vertical vai além do visual, melhorando a qualidade de vida das pessoas que estão ao seu redor, através da regulagem da temperatura ambiente, aumento da umidade do ar, redução de ruídos de baixa frequência e da reciclagem dos gases tóxicos que estão presentes no ar através do processo de fotossíntese.


Quando falamos em jardins verticais, a maioria das pessoas pensam em vasos fixados nas paredes, ou estruturas pesadas de alvenaria que utilizam terra e substrato, poucos conhecem o método hidropônico de jardins verticais.


Desenhos cheios de curvas e beleza singular


No sistema hidropônico, é fixada na parede uma placa impermeabilizada com duas camadas de manta, a placa evita o dano mecânico das raízes na parede e garante com que não haja infiltração. Como não é utilizado terra e nenhum tipo de substrato, todos os nutrientes necessários para a adaptação, desenvolvimento e longevidade da planta são fornecidos através da água proveniente do sistema de irrigação automático, e/ou por adubação foliar.

A primeira camada de manta tem a função de transportar e reter parte da solução nutritiva através de todo o painel, é nela que as raízes se desenvolvem. A segunda camada serve como um suporte para as plantas, nela, são abertos bolsos manualmente, e o posicionamento de cada bolso é flexível e vai variar conforme cada desenho projetado pelo paisagista, permitindo desenhos com curvas mais orgânicas em relação aos outros métodos de jardim vertical.


Estrutura leve, sustentável e sofisticada


Uma dúvida comum é: Mas porque utilizar a hidroponia e não o sistema convencional?

O jardim vertical em mantas é extremamente leve, mesmo quando molhado, o que permite a sua instalação em estruturas mais frágeis, como o drywall, e torna possível a instalação de jardins verticais maiores, como em fachadas de prédios, já que a utilização de substrato ou terra junto com a água da irrigação faria com que o jardim ficasse excessivamente pesado.

Como as raízes se desenvolvem entre as duas mantas, elas não têm nenhuma limitação de crescimento, e consequentemente a parte aérea das plantas se desenvolvem melhor, cobrindo maior parte do painel, diferente da utilização dos vasos, que limitam consideravelmente o crescimento das raízes fazendo que, com o tempo, as plantas já não se desenvolvam tão bem, e podendo até fazer com que as raízes comecem a apodrecer.

São diversos os benefícios de um jardim vertical para o meio ambiente, e não poderia ser diferente em sua estrutura e irrigação. Toda sua estrutura é de material reciclado, e como a demanda de água é muito alta, indicamos, sempre, um sistema de reutilização de água.

Comments


Contato

+55 11 9.3398.4713

Carreiras

Trabalhe com a gente

Redes Sociais

Linkedin

D'amoreira – Todos os direitos reservados.

bottom of page